Instituto Mexicano de Relaciones Grupales y Organizacionales
Mexican Institute of Group and Organizational Relations

GRUPO T: CONDIÇÕES PARA APRENDIZAGEM EM LABORATÓRIO

(De Reading Book For Laboratories in Human Relations Training)

(Traduzido por Mauro Nogueira de Oliveira)

As seguintes condições necessitam estar presentes se os participantes têm como objetivo ampliar seu entendimento, sentimentos e habilidades nas relações interpessoais. A experiência de laboratório pode ajudá-los a clarificar as idéias a respeito das consequências do seu comportamento. Podem descobrir comportamentos alternativos que possam ser utilizados e decidir, sempre que quiserem uma mudança de
comportamento, praticá-los. As condições necessárias são as seguintes:

Auto-imagem: até que um indivíduo tenha e use uma oportunidade para descobrir a maneira que ele vê e faz as coisas, ele tem pouca base para melhor e mudar.

Feedback: os indivíduos não aprendem para si mesmo somente. Eles aprendem para apresentarem-se tão livremente quanto possível em situações onde eles possam receber dos outros, clara e acuradamente, informações sobre a efetividade de suas atitudes - um sistema de feedback que dê informações sobre como seu comportamento é percebido e quais as suas consequências.

Atmosfera: uma atmosfera de confiança e não defensividade é necessária para que as pessoas sintam-se livres e espontâneas, aceitem e usem feedback e ofereçam aos outros.

Experimentação: a não ser que haja oportunidade para tentar novas atitudes, o indivíduo fica inibido para utilizar o feedback que recebe.

Prática: se a experiência é bem sucedida, o indivíduo necessita tornar-se capaz de praticar novas atitudes e sentir-se, então, mais confortável com as mudanças que decidiu fazer.

Aplicação: a não ser que o aprendizado e mudança possam ser aplicados no retorno ao dia-a-dia do indivíduo, ele não sentir-se-á apto para torná-los permanente.

Aprender a aprender: muitas de nossas experiências acadêmicas tradicionais nos fizeram acreditar que nós aprendemos ouvindo experts - é necessário aprender a aprender.

Mapa cognitivo: conhecimento sobre investigação, teoria e experiência é necessário para capacitar o participante, tanto para entender suas experiências como para generalizar sobre elas.

O Grupo T cria uma situação nas quais essas condições precisam estar presentes, convidando cada membro a participar com sua própria experiência e fazer a sua parte no aprendizado com as experiências dos outros membros do grupo.

EXIT  / SALIDA

ii 2016
ix 2013

vi 1999