Instituto Mexicano de Relaciones Grupales y Organizacionales
Mexican Institute of Group and Organizational Relations

POSIÇÃO SOCIAL E CULTURAL DE UM INDIVÍDUO NO MUNDO SOCIO-CULTURAL

Pitirin A. Sorokin


Para determinar de maneira precisa a posição social de um indivíduo devemos conhecer: 

1. O grupos a que pertenceu; 

2. A camada exata que ele ocupou em cada grupo; e 

3. O lugar de cada grupo dentro da população humana. 

COMO OS GRUPOS SOCIAIS RECRUTAM SEUS MEMBROS 

1. A maneira automática 

a) os filhos legítimos tornam-se automaticamente, membros da família. 

2. As maneiras não automáticas 

a) o quadro social da maioria das sociedades, clubes e associações científicas, filantrópicas e artísticas, é recrutado mediante aceitação voluntária por parte de pessoas devidamente qualificadas e que preencham as condições de admissão. 

b) em outros grupos, especialmente aqueles em que a qualidade do associado importa em certos privilégios, os membros são recrutados mediante indicação de próprio grupo ou pelo seu corpo dirigente. 

c) muitos grupos elegem os respectivos membros, especialmente para as suas camadas superiores. 

d) empresas e outros grupos recrutam seus empregados contratando-os e pagando os salários convencionados. 

e) a admissão nos estratos superiores de numerosos grupos é, muitas vezes, conseguida mediante a compra (sob uma forma franca ou velada) por parte de pessoas dispostas a pagar um alto preço pelos privilégios e honrarias que tal participação lhes confere. 

f) as Forças Armadas recrutam os seus soldados pela conscrição dos cidadãos que atingiram uma certa idade e que preencham as necessárias condições. 

g) finalmente, a coerção legítima ou ilegítima fornece membros a muitos grupos desejáveis ou indesejáveis. 

3. Algumas correlações: 

a) em geral, os grupos em que a participação traz ventagens e privilégios - de ordem econômica, honorífica etc. - tendem a permanecer fechados para todos, exceto um número limitado e especificado de indivíduos que preencham as suas qualificações. 

b) os grupos em que a qualidade de membro traz consigo mais ônus e sacrifícios do que privilégios e vantagens, tendem a permanecer abertos para todos que desejem ingressar neles. 

c) outro tipo de grupo que recebe muito bem os voluntários é representado pelos partidos políticos. 

d) os grupos em que a participação envolve grandes ônus e sacrifícios, como perdas de direitos civis, desonra ou castigo, em geral empregam o método compulsório de recrutamento. 

e) os grupos em que a participação traz consigo certas vantagens e desvantagens, usam concomitantemente, vários dos métodos examinados. 

4) Observações críticas: 

As generalizações que formulamos rapidamente com respeito à correlação do tipo de recrutamento com as variáveis dos privilégios e ônus sugerem que a modalidade de recrutamento de membros, neste ou naquele grupo, não é algo de incidental, mas sim profundamente enraizado na natureza do grupo em questão.


EXIT  / SALIDA

ii 2016
xi 2013

vi 1999